Associação Internacional de Massagem Infantil Informação Resumo em Português

O site da IAIM pode ser traduzido em várias línguas. Vêr Selecionar Idioma (Select Language) no canto direito do site.

1. A Missão

IAIMO objectivo da Associação Internacional de Massagem Infantil é promover o toque nutritivo e a comunicação através da educação, formação e investigação, para que pais, cuidadores e crianças sejam amados, valorizados e respeitados em todas as comunidades mundiais.

2. A IAIM

A Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM) foi fundada por Vimala McClure e foi a primeira organização global deste tipo e a este nível. Embora a massagem infantil exista há séculos em muitos países e comunidades do mundo, Vimala foi a primeira pessoa a conceber um programa profissional. Em 1992 a IAIM tornou-se numa organização estabelecida verdadeiramente internacional, com associações afiliadas (Chapters) de países em todo o mundo, com um crescimento que continua até hoje.

3. Instrutor Certificado de Massagem Infantil (CIMI)

O papel do Instrutor Certificado de Massagem Infantil (CIMI) é facilitar e ajudar a melhorar a relação amorosa entre a criança e os seus pais. A Massagem infantil é um meio ideal, porque naturalmente engloba todos os elementos do processo de vinculação.

4. Uma palavra sobre o Toque

O toque é o primeiro sentido que se desenvolve no útero, sendo o último sentido a deixar-nos antes de morremos. As investigações indicam que o sentido humano do tacto se desenvolve no período entre a 6ª e a 9ª semana de gestação. A nossa pele é extraordinária e há muitos livros que o auxiliarão a descobrir todas as suas maravilhas. É o nosso maior órgão, e a mais importante e principal ligação do ser humano com o mundo. O conceituado antropólogo, Dr. Ashley Montagu escreveu: “Os seres humanos não podem sobreviver sem toque, é uma necessidade básica de comportamento.” Na verdade assim o é, e esse é o motivo por que o nosso trabalho é tão importante. Sem toque, o bebé humano certamente morreria. Com o toque saudável, o bebé humano não só sobrevive, como também prospera.

5. Os benefícios da Massagem Infantil

Os quatro principais grupos de benefícios, originalmente definidos pela fundadora Vimala McClure como os quatro benefícios gerais, são: estimulação, alívio, interacção e relaxamento. Os profissionais de saúde, clínicos e especialistas em cuidados com crianças/famílias podem usar a Massagem Infantil como uma ferramenta para ajudar a alcançar os pais e as famílias nas comunidades em que trabalham.

Costa Rican Mom and Baby

6. Vínculação e Ligação

“Um processo que começa ao longo da vida com um sistema interactivo, recíproco entre pais e filho.” (Bowlby)

Vinculação (Bonding, ingl.) e Ligação (Attachment, ingl.) referem-se aos processos recíprocos e interligados, envolvidos na formação de uma primeira relação entre uma criança e o seu cuidador. Vinculação tem sido referida como o período imediatamente após o nascimento, quando o bebé e os pais são capazes de começar a conhecerem-se mutuamente. Vinculação e Ligação podem ser referidos em conjunto, com pequenas diferenças, ou não, e em alguns idiomas a mesma palavra é usada para indicar vínculo e apego. Podem ser definidas com diferenças distintas, mas independentemente da palavra usada, há um consenso geral entre investigadores e teóricos da vinculação, afirmando que o vínculo e o apego são de crucial importância para os seres humanos. Nos seres humanos, a Ligação é um processo, e não um acontecimento estático, tratando-se de uma interacção mútua, em que cada parceiro tem um papel na facilitação de cada fase. Trata-se de uma dança que constrói a confiança e a intimidade. Vinculação / Ligação são cruciais para o desenrolar da nossa humanidade; são a dinâmica básica da existência humana. No nosso trabalho referimo-nos à Vinculação e à Ligação como a ação envolvida na ligação entre dois seres humanos, e à qualidade dessa ligação.

Ghanaian Mother and Baby

7. Choro

O choro é um dos modos de comunicação do bebé, e é parte integrante do diálogo entre eles e os seus pais ou cuidadores. Os pais aprendem a reconhecer choro do seu bebé para responderem de acordo com ele. Nas aulas de Massagem Infantil, os pais são incentivados a:

  • Realmente ouvir o que o seu bebé tenta comunicar
  • Responder primeiro às necessidades do seu bebé
  • Respeitar estadios comportamentais e de preferência fazer massagem quando o bebé está num estado de alerta tranquilo
  • Recordar que quando o bebé está a chorar não deve dar massagem
  • Partilhar sentimentos, idéias e estratégias durante o período de discussão
  • Aceitar o choro como uma forma natural e normal de comunicação do bebé
  • Desenvolver formas para permanecer relaxado quando o seu bebé chora
  • Compreender a diferença entre choros emocionais e choros físicos, de modo a desenvolver empatia para o seu bebé

8. Óleos

A Associação Internacional de Massagem Infantil recomenda que os bebés sejam massajados com óleos vegetais de alta qualidade, sem cheiro, prensados a frio, e de preferência cultivados organicamente. A razão para a utilização de óleos prende-se com uma maior suavidade na massagem.

9. Formação

A Associação Internacional de Massagem Infantil tem disponível formação ministrada por formadores (Trainers) qualificados, para que todos os interessados se possam tornar Instrutores Certificados de Massagem Infantil (CIMI).

10. Aulas para pais e bebés

A Associação Internacional de Massagem Infantil tem vindo a fornecer a pais, incluindo aqueles que adoptam, informações e conhecimentos sobre a Massagem Infantil desde 1992. Para encontrar um instrutor certificado – CIMI – no seu país visite o site da IAIM, para entrar em contacto com o representante do seu país: Representação Internacional.

Infant Massage Class

11. Formação de instrutores

A Associação Internacional de Massagem Infantil disponibiliza formação de instrutores em todo o mundo. Trata-se da mais extensa e abrangente formação para instrutores de massagem infantil disponível na nossa área. Todos os cursos de instrutores seguem o curso de 15 pontos concebido por Vimala McClure, e desenvolvido pelo Círculo de Trainers da IAIM. As formações decorrem entre quatro a cinco dias, e incluem a aprendizagem prática com aulas de pais-bebé, num ambiente de aprendizagem apoiada. Cada formação inclui informações sobre como ajustar o ensino às necessidades de cada família e do seu bebé, incluindo situações de bebés prematuros ou com necessidades especiais. Se está interessado em obter formação, contacte o representante do seu país ou pessoa de contacto internacional. Pode ainda contactar o gabinete administrativo da IAIM.

12. Para mais informações

Para obter mais informações sobre a Massagem Infantil, ou conhecer onde decorrem aulas para pais com bebés, pode aceder ao site em português: APMI – Associação Portuguesa de Massagem Infantil

13. Traduzindo o Site da IAIM

O site da IAIM pode ser traduzido em várias línguas. Vêr Selecionar Idioma (Select Language) no canto direito do site.

IAIM MISSION: The purpose of the International Association of Infant Massage is to promote nurturing touch and communication through training, education and research so that parents, caregivers and children are loved, valued and respected throughout the world community.